Relíquias #2 The Birthday Party

"Birthday Party" foi uma das mais obscuras e provocadoras bandas do post-punk que emergiram nos primórdios dos anos oitenta. Sob a direcção de Nick Cave e do guitarrista Rowland S. Howard, tocavam sons deprimentes a um ritmo impiedosamente duro. À medida que os Birthday Party progrediam, a visão de Nick Cave tornou-se obscura e as músicas da banda alternavam entre hinos fúnebres e intensos ataques sónicos.
Originalmente, a banda australiana chamava-se the Boys Next Door, compreendendo Nick Cave, Howard, Mick Harvey (guitarra, bateria, orgão, piano), o baixista Tracy Pew, e o baterista Phill Calvert. Depois do álbum “Door Door” e do EP “Hee Haw”, a banda foi para Londres e mudou o seu nome para Birthday Party. Logo que chegam ao Reino Unido, o seu demente e complicado post-punk começou a coagular-se. Produziram o seu primeiro álbum internacional, “Prayers on Fire”, em 1981, conseguindo aplausos da crítica inglesa e americana. Enquanto a banda se preparava para gravar o álbum subsequente, Pew foi preso por conduzir bêbado.
Depois de gravarem “Junkyard”, Calvert foi viver para a Alemanha onde começou a colaborar com bandas experimentais post-punk como Lydia Lunch e Einstürzende Neubauten. Harvey saiu no verão de 1983. O grupo continuou com o baterista Des Heffner o qual abandonou a banda depois do último concerto em Melbourne. Nick Cave foi o que teve a carreira a solo com mais sucesso, gravando uma série de álbuns nos anos oitenta e noventa e manteve o seu status de figura de culto popular; Harvey juntou-se outra vez a Nick Cave nos Bad Seeds. (baseado no “allmusic biography”)

Se vos disser que as influências deles são Velvet Underground, Doors, Joy Division, Stooges, etc., e que são (quase?) tão brilhantes quanto os Cure ou os Bauhaus, tenho a certeza que não vão conseguir ficar indiferentes.

Uma relíquia!

5 comentários:

  1. Muito bem! Os Birthday Party são das melhores bandas dos anos 80, pelo menos. Todos os seus álbuns são excelentes (o disco Door Door, dos Boys Next Door é apenas engraçado). Contudo, só dois reparos:em primeiro lugar, não me parece que eles se tenham inspirado nos Joy Division (as duas bandas são mais ou menos contemporâneas).
    Em segundo lugar, e com o devido respeito, acho-os infinitamente superiores aos Bauhaus. Quanto aos Cure, são de um estilo diferente.
    Eu compararia os Birthday Party (mais ou menos) aos Stooges, Pere Ubu, Captain Beefheart, The Pop Group, The Fall (outra grande banda) e Cramps dos primeiros tempos.
    De qualquer forma, uma banda obrigatória. Bom post

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  2. Caro lugones, por que é que não pode uma banda inspirar-se noutra sua contemporânea?
    Quanto aos Cure,se ouvir com atenção o “Faith” talvez consiga encontrar semelhanças,principalmente na parte “deprimente” de ambos.
    E também com o devido respeito,os Stooges são melhores que os Birthday Party.
    Ainda nos faço o gosto e escrevo o “Relíquia #3 The Fall”, parece-lhe bem? ;)

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  3. Cara Fabiana, uma banda pode, de facto, inspirar-se noutra banda contemporânea. Contudo, ao ler a biografia sobre o N. Cave, há uma passagem em que eles falam da sua chegada a Londres e da impressão que tinham das outras bandas.
    Os Birthday Party não gostavam especialmente dos Joy Division (segundo o livro). Neste caso, não partilho a opinião deles.
    O livro fala, em particular, do seu ódio aos Bauhaus, com quem fizeram uma digressão.
    Segundo o Nick Cave, a única banda britânica com quem se identificavam era os Fall.
    Quanto aos Stooges, meto-os em pé de igualdade com os B. Party. Gosto muito do Funhouse.
    Um artigo sobre os Fall era bem-vindo, eles merecem! A crítica portuguesa tem a mania de olhar para eles com desdém.

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  4. TB li essa bio do nick cave. é verdade que não curtiam os joy division e os bauhaus. tenho práticamente tudo de birhday party... Uma das melhores bandas pós- punk de sempre. então ao vivo...impressionantes.

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