“Sonhei com actores/ num teatro, que quererá isto significar?”
"São cerca de vinte os poemas que compõem este Teatro Escasso. Em comum, têm o facto de neles, de algum modo, se poder encontrar o teatro ou o que, com ele, mais se relaciona: o actor, o espectador, a peça ou mesmo, se se quiser, a luz que irrompe em lugares estranhos. “Sonhei com actores/ num teatro, que quererá isto significar?”. A esta pergunta, presente num poema de Manuel António Pina, dá este Teatro Escasso uma das respostas possíveis com os “poemas abundantes”, que os actores levam para a plateia." Eduardo Jorge Madureira
Papéis invertidos: público no palco, actores na plateia.
Perspectiva invertida: público observado, actores observadores.
Perspectiva invertida: público observado, actores observadores.
Sentido duplo: teatralização de poemas que falam sobre arte dramática.
Cada actor recita “como se as vozes dos poetas pudessem respirar em situações completamente díspares. Ora numa situação convencional, como pensamos que ele o escreveu, ora numa situação que inventamos e colocamos o poema a respirar para tentar sobreviver”.
Vibram as personagens que vivem dentro e fora dos poemas, que se alojam na imaginação do ouvinte sem que ele confunda a personagem ali à frente com a do poeta.
É o 1+1=1, de Almada Negreiros, ou o poema trazido para “todas as plateias do mundo”.
Cada actor recita “como se as vozes dos poetas pudessem respirar em situações completamente díspares. Ora numa situação convencional, como pensamos que ele o escreveu, ora numa situação que inventamos e colocamos o poema a respirar para tentar sobreviver”.
Vibram as personagens que vivem dentro e fora dos poemas, que se alojam na imaginação do ouvinte sem que ele confunda a personagem ali à frente com a do poeta.
É o 1+1=1, de Almada Negreiros, ou o poema trazido para “todas as plateias do mundo”.
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