1001 discos para ouvir antes de morrer # The Jimi Hendrix Experience

Are you Experienced (1967)

Uma aura mágica rodeia a figura de James Marshall Hendrix nos nossos dias. A sua mestria quase sobrenatural com a guitarra eléctrica e a destreza com efeitos como o feedback continuam sem ser superados. A maneira de tocar de Hendrix representou toda uma inovação do uso desse instrumento, numa altura em que músicos como Clapton estavam no auge. A fusão de música psicadélica, blues e funk, as grandes canções que compôs, a sua relevância como músico negro no mundo do rock dominado por brancos e o seu dandismo deixaram de boca aberta a aristocracia do rock dos anos 60.
Não é de estranhar, portanto, que Are You Experienced seja um dos melhores álbuns de estreia de sempre. Na nova versão editada em cd, em 1997, produzida sobe a orientação do engenheiro de som original, Eddie Krames, incluem-se três singles contemporâneos (o cortante clássico ácido Pulple Hazem, Hey Joe e o meigo The Wing Cries Mary), para além de outros na face b. Todos eles são partes constituintes da história do rock, reconhecidos como iniciadores de uma nova era.
O álbum original era todo ele constituído por músicas de qualidade. O frenético Manic Depression eleva as profundidades do desespero, tal como I Don´t Live Today, ambos presságios da trajectória meteórica de Jimi.
O extenso “tour de force” Third Stone From The Sun apresenta todo um festival de vozes distractivas e matizes psicadélicas. Are You Experienced? coloca a conhecida frase hippie sobre um fundo de baterias distorcidas e estalidos lacerante de guitarra. Red House revela a impressionante habilidade de Jimi para tocar blues, e o seu minucioso conhecimento da forma.
in "1001 Discos para ouvir antes de morrer seleccionados e escritos por 90 críticos internacionais de renome"

6 comentários:

  1. Confesso que não sou grande fã da música do Hendrix, mas é um dos melhores guitarristas de sempre, sem dúvida.
    O álbum do Gonzales comprado na Invasion Rock parece ser interessante, vou ver se o oiço melhor!

    ResponderEliminar
  2. Eras tu?! Por que é que não disseste? Vê se apareces outra vez! :)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei um bocado intimidado! Mas gostei da loja! Apareço lá quando voltar ao Porto

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi... Já posso "matar" o dia.

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está um dos discos que mais oiço e alguma vez ouvirei! Bons gostos Fabiana! (pra não variar)!
    Cumprimentos dos Jills!

    ResponderEliminar
  6. XAAAAAAAAAAAAU QUE PESADOOOOO! lol ;) you rock'n'roll! *

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.