Os melhores álbuns de sempre...



O terceiro disco dos Pixies é um misto de paradoxos, um conjunto de cores e emoções tornadas música. Cheio de sons esfusiantes, calmos, psicadélicos, melódicos, distorcidos, surreais, alegres e deprimentes. É a transparência e a obscuridade. É embriaguez reflectida nos suspiros gritantes de Franck Black e na voz melódica de Kim Deal. É a raiva descida às guitarras e a harmonia encarnada no baixo.
Numa mistura explosiva de músicas, “Doolittle” é para cantar (“Debaser”), para dançar (“Here Comes Your Man”), para gritar (“Hey”), para dedicar a alguém (“La La Love You”), para ter laivos de loucura (“ Mr. Grieves”), para entrar em estado de abstracção (“Monkey Gone To Heaven”), ou para idealizar (“Gouge Away”).
É Indie Rock? É punk? É Surf music? Os Pixies não fazem parte de nenhum estilo. Eles são e criaram o seu.
Quando ouvi este álbum pela primeira vez fiquei em estado de choque. Paralisei. O tempo parou. E continua a parar cada vez que o ouço.

16 comentários:

  1. Anónimo5/09/2005

    Olá Fabiana!!! Tiveste a mesma ideia que eu mas puseste-a em prática primeiro do que eu: Fazer um blog sobre algo que eu AMO, ou seja, a MUSICA! Ainda bem que o fizeste e prometo-te desde já que vou ser um visitante assíduo! Quanto ao repto por ti lançado, não te posso dizer com toda a certeza qual é o melhor album de sempre para mim...deixa cá ver...realmente não tenho a certeza de qual o melhor album de sempre...mas vou tentar arriscar, por exemplo, num álbum que me marcou a mim e decerto a toda uma geração (não que o considere o melhor de sempre mas talvez seja um dos que reuna mais unanimidade como sendo um álbum excelente) e ele é...NEVERMIND dos NIRVANA. Não sei se concordam. Pessoalmente talvez, e assim de repente sem pensar muito, gosto mais,por exemplo, do álbum ACHTUNG BABY dos U2 mas como uma marca de uma época, tempo, geração e etc. sem dúvida que o NEVERMIND se destaca. Quanto ao DOOLITTLE dos pixies, é um excelente álbum sem dúvida o melhor deles (O SURFER ROSA também é muito bom;lá está o excelente tema WHERE IS MY MIND?) e ganha á vontade o prémio de melhor álbum de 1989 a par com os dois grandes álbuns: THE STONE ROSES dos STONE ROSES e, obviamente, o DISINTEGRATION dos CURE. De certeza que também o podemos considerar entre os dez melhores da década de 80 (se não o melhor) mas aqui a concorrência é pesada: THE QUEEN IS DEAD dos SMITHS em 1986; CLOSER dos JOY DIVISION em 1980; JOSHUA TREE dos U2 em 1987 e outros cinco ou seis que também podiamos incluir. Mas quanto ao facto de ser o melhor de sempre penso que é aspirar demais mas de qualquer maneira é legítimo até porque é muito subjectivo e gostos não se discutem...Na minha opinião coloco-o nos 100 melhores de sempre mas para chegar a ser o melhor a concorrência é muito grande e de peso.Tinha que se bater com álbuns dos BEATLES (assim de repente ocorre-me o REVOLVER) ou JIMI HENDRIX-ARE YOU EXPERIENCED (para quem não sabe é o primeiro álbum dele onde estão temas como HEY JOE ou PURPLE HAZE e por aí fora), alguns dos PINK FLOYD (como o DARK SIDE OF THE MOON), os DOORS (quem me disser que o album THE DOORS, que é o primeiro deles, não é uma obra-prima é porque é surdo) RADIOHEAD- O.K.COMPUTER ou o THE BENDS (dois álbuns excelentes) R.E.M. e etc. De certeza que me esqeci de mensionar alguns mas penso que vinquei o meu ponto de vista. Uma última dica: Ouçam o álbum FRANCES THE MUTE dos THE MARS VOLTA (é o que eu ando a ouvir e aconselho vivamente a quem tem o espírito aberto) Beijos Fabi

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/09/2005

    Entre o meu último comentário e este que agora escrevo, aconteceram coisas giras como por exemplo, fui tomar banho! E foi durante essa solene manifestação de higiéne pessoal e enquanto a água quente do chuveiro me batia no focinho que pensei :"Meu Deus!! O que fizeste Jorge!!!!" e então aí um sentimento de arrependimento e culpa invadiu todo o meu corpo e isto porque? Porque no comentário anterior fiz algumas referências que me ocorreram de repente esqueci-me de dois aspectos muito importantes: O primeiro são os nomes que não mencionei e por isso aqui vão as minhas desculpas aos dylans, aos bowies, aos queen, aos depeche mode, aos pearl jam, aos murphys e...e cá estou eu a esquecer-me outra vez e por isso pesso desculpa aos que me voltei a esquecer. O segundo aspecto é que devo incluir (e faço-o com toda a convicção) alguns (se não muitos) albuns de musica portuguesa nos albuns que citei como sendo os melhores por isso as minhas desculpas ao ANTONIO VARIAÇÕES, ao RUI VELOSO, ao JOSÉ AFONSO, á AMÁLIA (ouço! E porque não?!), aos ORNATOS VIOLETA, e...e...e assim de repente esqueci-me de muita gente de certeza por isso aqui vão mais desculpas. Por último queria dizer-te, cara amiga Fabiana, que decidi não escolher nenhum melhor álbum de sempre porque estaria a ser injusto comigo (já que sei que me arrependeria logo a seguir pois ocorrer-me-ia outro nome, e depois outro e outro...) e seria injusto para muitas das pessoas que citei antes (ou até com o PACO DE LUCIA que aproveito para citar). Se me pedirem a opinião acerca de um álbum específico, serei capaz de a dar mas não consigo escolher o melhor...

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,
    Não vais ter que esperar muito para comentar álbuns. É que já estou a comentar um que saiu a semana passada.
    Fico, depois, à espera do teu comentário a esse disco.
    Obrigada pela opinião.

    ResponderEliminar
  4. Fabi,

    Lá vem a mana que não gosta muito de explorar assuntos através dos blogs e que mais do que falar de música, gosta de ouvi-la...

    Mas não podia deixar de dizer qualquer coisinha...

    CONCORDO TOTALMENTE: DOOLITLLE, o melhor!

    Não quero dizer que hajam outras músicas que eu goste menos mas esse álbum é, sem dúvida, o único que nunca me canso de ouvir e o único em que não há uma música que não goste.

    Porquê? Talvez o facto de ter marcado uma das fazes mais felizes da minha vida... o início da adolescência, as loucuras, as emoções ao rubro... mas com quem é que penso que estou a "falar"?! TU ESTAVAS LÁ!!!!

    Ouvir esse álbum é rejuvenescer, é abrir o meu diário... cada tom, uma emoção, uma lembrança!

    É simplesmente perfeito.

    PS: adoro a forma como escreves! És um estrondo, boazona!

    ResponderEliminar
  5. E quem é que me deu a ouvir Pixies pela primeira vez, quem foi?
    Foi a Méééééééé!
    Se não fosses tu talvez não o tivesse ouvido... Ou pelo menos não tão cedo.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/09/2005

    Palpita-me que vos ides comer uma á outra...com tantos elogios...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/11/2005

    Muito bem Manuel.Concordo em grande parte contigo mas como já dissemos, ambos nos esquecemos de mencionar grandes nomes. Num ponto acho que estamos em sintonia, que é a opinião acerca do ARE YOU EXPERIENCED do JIMI (certo?). Permite-me só acrescentar umas quantas coisas:
    -Melhores albuns ao vivo: DEEP PURPLE-MADE IN JAPAN; BOB DYLAN-LIVE AT BUDOKAN (todos os albuns ao vivo no Budokan são muito bons, seja qual for o grupo), QUEEN-LIVE AT WEMBLEY ou LIVE KILLERS e também concordo com o FRAMPTON COMES ALIVE.
    Melhores albuns de musica portuguesa: DAR E RECEBER e ANJO DA GUARDA do ANTÓNIO VARIAÇÕES ou RUI VELOSO-RUI VELOSO...também posso incluir aqui o PALAVRAS AO VENTO dos RESISTENCIA.
    E poderia acrescentar mais coisas mas não me ocorrem...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/12/2005

    Oi. Por acaso ainda não perdi muito tempo a ouvir DANÇAS OCULTAS(tenho o ultimo album que é o PULSAR) mas diz a crítica que é uma coisa diferente mas bem feita. De qualquer maneira vim aqui dizer uma coisa muito importante (eu bem tinha avisado que quando pensamos num álbum depois ocorre-nos outro e depois outro e no fim esquecemo-nos de muitos...). O Que quero dizer é que um dos melhores, se não o melhor album de musica portuguesa é:O MONSTRO PRECISA DE AMIGOS dos ORNATOS VIOLETA. Como fui capaz de me esquecer de mencionar tais génios?!

    ResponderEliminar
  9. Pois, sr. Fernando, talvez tenhas sido mesmo tu a dar-nos a conhecer o álbum mas as músicas já davam no "Portugal Radical"... que programinha... mas nós gostávamos... Há épocas para tudo!

    Ok, obrigada Filipa, então e a ti também, Fernandxinho!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/28/2005

    Falou-se de grandes albuns e bandas. E o Nevermind dos Nirvana também marcou a minha geração como acho que ainda continua a marcar. Mas provavelmente porque é uma porta muito fácil e acessível para um adolescente (sim,porque é uma das formas de catarse mais usual, a música)chegar ao som dito "alternativo". Se há coisa que a evolução e a investigação musical a nível pessoal me mostraram é que Nirvana não passa disso mesmo. Uma porta que foi atravessada e que deve ser fechada a sete chaves e por demais esquecida (porque o que se descobre depois é muito mais rico, quer na forma, quer no conteúdo, quer em ambas). Nirvana é como aquela namorada que se tem nas férias de verão com catorze anos, em que as coisas começam sem grande identificação. Começam porque está ali ao lado e não dá muito trabalho. A mínima identificação é passível de despartar uma grande paixão. É um gosto inocente e intenso, mas que há medida que as férias chegam ao seu fim sabemos que não vale a pena continuar porque foi feito para durar aquilo. De outra maneira não tinha começado. E há medida que os anos passam lembramo-nos vagamente desses dias como uma parvoíce, apsar de inevitável, mas uma parvoíce própria da idade, logo desculpável. Mas R.E.M. ... Isso sou sincero, não há epicurismo maior do que esse (apsar de ter dado um prémio a Portugal na Chuva de Estrelas Europeia, pela voz do Carlos Bruno) (Estou a brincar como é obvio)! Mas concordo com todos os outros albuns como imperdíveis! Abraço a todos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/28/2005

    E falta falar do Grace do Jeff Buckley como um dos melhores albuns de sempre.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/11/2005

    Nevermind é talvez o melhor dos 90's. Não podendo comparar, não podemos esquecer o "moon safari", o "Blue lines" e mesmo o "fear of fours" dos Lamb, por exemplo. mas ha mais, só não chegaram a tanta gente e ainda bem! mas o "Nevermind" tem o meu voto.
    Mas, DE SEMPRE, o meu voto é, sem dúvida, o "Final cut" dos Pink Floyd. Genial, teatral, político... e sei lá mais o quê!! Com uma produção muito à frente e uma inovação em termos efeitos sonoros, é sem dúvida, a "solução final", e o último com Roger Waters.(datado de 1984)
    Experimentem, LUZ APAGADA e QUATRO COLUNAS (de som) se possível. O volume não deve estar muito alto por causa dos sustos!
    È assustadoramente o album mais melodioso que eu conheço.
    Beijinho Fabiana, e nao te esqueças de o ouvir.
    cumprimentos MUSICAIS.
    Nuno V.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo7/23/2005

    Então e o SURREALISTIC PILLOW dos Jefferson Airplane, THE RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST do Bowie, THE DOWNWARD SPIRAL dos NIN, CURE FOR PAIN dos Morphine (lindo...), MURDER BALLADS e THE BOATMANS CALL do Nick Cave, WHEN do Vincent Gallo (que vai estar em Paredes de Coura), IN A BAR UNDER THE SEA dos dEUS (ou qualquer outro deles...), ONLY HEAVEN dos Young Gods, FAT OF THE LAND dos Prodigy, RAW POWER do Iggy Pop, NEVER MIND THE BOLLOCKS dos Pistols... e por aí fora...

    ResponderEliminar
  14. Se me dessem a oportunidade de fazer uma lista, acrescentava, também, quase todos esses.

    Vítor? Que Vítor és?

    ResponderEliminar
  15. Anónimo7/28/2005

    Como é q me pude esquecer do CÃO e do MONSTRO PRECISA DE AMIGOS dos grandes e saudosos Ornatos Violeta???

    ResponderEliminar
  16. Porra! Ninguém se lembrou do OK Computer?!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.